6 dicas para atrair clientes para sua loja virtual

 
Sabemos que as histórias de muitos empreendedores estão ligadas a muita garra e empirismo e que é preciso se adaptar às novas tecnologias para evoluir com o mercado, principalmente em épocas de crise. Hoje o consumidor está muito mais ligado na internet e a nova geração é a principal consumidora desse universo.
 
Confira agora 6 dicas para atrair mais clientes na sua loja virtual!
 
Invista em SEO
Basicamente, SEO é o conjunto de estratégias para otimizar a pesquisa nos buscadores. É por meio disso que você conseguirá aparecer nas primeiras posições das buscas do Google, Yahoo, Bing, etc.
Principal estratégia SEO: escolha da palavra chave. Encontre uma palavra-chave que esteja relacionada com o tema principal do seu produto. Alguns sites que você pode buscar pelo melhor termo são Ubersuggest, SEMRush, Google Adwords.
Inclua a palavra-chave nos seguintes pontos estratégicos: no título do produto; na metadescrição, ou subtítulo, que é o pequeno texto de 160 caracteres que fica embaixo do título, no site de buscas; na personalização da URL; na descrição do produto.
 
Design responsivo
Um site com design responsivo é o site que se adapta a todos os tamanhos de tela (computador, notebook, celular, tablet). Na correria do dia-a-dia, as pessoas estão cada vez mais optando por dispositivos móveis. O mais comum é que o consumidor pesquise pelo celular até o ponto de decidir pelo produto, mas efetuar a compra por um computador ou notebook. Ou seja, seu e-commerce precisa se adaptar perfeitamente a essas duas situações.
 
Seja Multicanal
Estruture muito bem as mídias sociais! Tenha fanpage no Facebook, perfil no Instagram, conta no Twitter e até mesmo um canal no Youtube com os vídeos das campanhas e bastidores.
Também seja multicanal no trabalho prático: tenha seu e-commerce, mas também faça vendas pelo Mercado Livre, e até mesmo tenha um balcão de retirada. Quanto mais opções o consumidor tiver, melhor! Dê também várias opções de pagamento, usando mais de um sistema (Pague Seguro, Paypal, etc).
Tenha um bom relacionamento com seus clientes
Essa é a dica mais importante: Tenha um SAC – serviço de atendimento ao cliente – de fácil acesso, com respostas rápidas e um bom acompanhamento da compra. Seja comunicativo nas redes sociais, respondendo comentários com humor e gratidão, postando fotos e vídeos dos bastidores mostrando humanidade e assim se aproximando mais do seu público, mas faça pesquisas para definir bem seu público-alvo para traçar a estratégia de relacionamento ideal e mais detalhada. Isso nos leva ao Branding.
 
Posicionamento de marca – Branding
Branding é a maneira como o consumidor vê a sua marca. Muito além do logo, ou do design, o processo de Branding é feito por meio de um conjunto de estratégias de conceituação e planejamento: desde as imagens que sua empresa usa nas redes sociais até a maneira como o atendimento responde ao cliente. Vamos listas algumas perguntas das quais servem de ponto de partida:
Quem é seu público-alvo?
Quais desejos do seu consumidor a marca vai atender?
O que mais fará o seu cliente comprar de você?
Quem é o principal concorrente?
O que te diferencia desse concorrente?
 
Aproveite a internet para estudar
Assim como você está fazendo nesse momento, se atualizar sempre sobre as estratégias de marketing virtual é crucial. Acompanhe sempre as dicas do nosso blog! Você vai aprender mais a cada semana.