O Zopim é um dos mais utilizados sistemas de chat online que existe atualmente e ainda há a vantagem de oferecer um plano gratuito e a disponibilidade de mudar sua interface para o português.
Um chat de atendimento online é um dos recursos mais utilizados no ramo de E-commerce com uma grande probabilidade de conversão no site.
Alguns recursos que a versão grátis oferece:
- Personalização dos textos do chat
- Tradução para o Português
- Conversas gravadas
- Outros
O plano grátis disponibiliza apenas 1 agente, 1 atendimento por vez e o histórico da conversa dura apenas 14 dias.
Como adicionar
1. Acesse a página de cadastro do ww.Zopim.com e clique na opção "SIGN UP"
2. Insira seus dados, marque a caixa " I agree to Zopm´s... e depois clique no botão " Sign up for a free account "
3. Uma mensagem foi enviada para seu e-mail
4. Abra o e-mail que foi enviado e clique no botão confirmação
5. Na tela que abrir informe uma senha ( tem que conter no mínimo 8 caracteres e uma letra maiúscula ), clique no botão " Save and go to Dashboard "
6. Você acabou de acessar o Painel do Zopim , o primeiro passo é traduzir a interface para português. Para isso clique em Settings>>Personal
7. Selecione o idioma para Português Brasileiro e depois clique no botão " Save Changes " e imediatamente a interface será alterada para o portugês.
Imagem do Agente
Para alterar a foto do agente que será visto pelo visitante , clique em Pessoal>>Perfil e em Avatar , selecione uma foto pessoal ou algum ícone de chat.
Clique em " Salvar alterações " para gravar.
Traduzir a interface da janela de chat
1 - Para alterar o idioma da janela de atendimento , siga os passos:
Na sessão "Configurações", clique em " Widget"
2 - Clique na aba " Configurações" , em idioma selecione " Português brasileiro " e clique em " Salvar Alterações "
3 - Na mesma aba , em " Formulários " selecione se deseja permitir o login através da rede social dos visitantes.
4 - Nessa mesma aba , mude os textos para quando não estiver online.
5 - Em " Aparência " , dê um título para a janela , modifique sua cor , selecione seu tamanho e escolha o posicionamento.
6 - Em " Chat Badge " insira uma curta Mensagem de interação :
A cor do fundo também é importante . Caso queira usar a mesma cor do tema geral do chat , marque a caixa ao lado " Igual a cor do tema "
7 - Na opção " Concierge " ( atendente) , informe o departamento e deixe uma frase.
Personalize a foto do atendente:
8 - Altere os campos da opção " Botão de chat minimizado " para personalizar os textos que serão exibidos quando você estiver offline:
Salve suas alterações no botão " Salvar Alterações "
Código do Widget
Finalmente chegamos a parte mais importante do tutorial : os códigos do chat.
Dentro de Personalização do widget , clique na aba " Primeiros passos " e Copie todo o código que está dentro do campo " Inserir o Widget do chat em tempo real".
Adicionando o Script dentro do Ecommerce
Para adicionar o script no sistema de E-commerce siga o passo-a-passo:
1 - No menu clique em Configurações >> MetaTag/Scripts;
2 - Clique na aba "Scripts", escolha o campo de página que é indicado para o seu tipo de script e cole-o;