Como iniciar minha primeira loja virtual

O e-commerce não para de crescer, diversos lojistas estão ampliando seus negócios além da loja física e iniciando as vendas online. Porém diversas dúvidas começam a surgir, e a maior dúvida é por onde iniciar uma loja virtual, o que é preciso planejar para que seu negocio dê certo. Pensando em esclarecer essa dúvida, criamos um texto explicativo dos primeiros passos para iniciar uma loja virtual.
 
  1. Defina o que vai vender
    Sem dúvidas um dos passos mais importantes é definir o segmento e os produtos que irá vender. Depois de definir os produtos é necessário entrar em contato com fornecedores, e logo após criar um plano de negócios, como pesquisar e estabelecer os preços referente aos seus concorrentes.
     
  2. Escolha seu domínio
    A sua loja virtual vai precisar de um nome. Ele será  a identidade da sua loja, além da própria divulgação. Portanto é fundamental a escolha de um domínio, ele será responsável pelo sucesso do seu negócio. O registro e configuração do domínio deverá ser feita junto às empresas de registro de domínios.
     
  3. Escolha a plataforma que irá utilizar sua loja virtual
    Para criar uma loja virtual é necessário uma plataforma de e-commerce que atenda suas necessidades e gerencie de maneira fácil suas vendas. Atualmente há diversas opções de sistemas de loja virtual na Internet, embora se assemelhem muito em termos de aparência e recursos, existem grandes diferenças entre elas, como segurança, estrutura e performance.
     
  4. Desenvolvimento do layout
    O layout de uma loja virtual é o seu cartão de visita, ele que dá credibilidade ao cliente e atrai novos clientes. Assim, o lojista terá de escolher entre o layout personalizado que dará a identidade da sua loja, ou um layout pronto podendo alterar somente a cor do fundo.
     
  5. Quais as formas de frete e envio que irá utilizar em sua loja
    A escolha das formas de frete e envio são muito importantes, pois o processo de entrega não pode falhar em uma venda online. O lojista poderá disponibilizar as formas de frete e envio através dos Correios. Além das opções entrega por transportadora, retirada no local e ainda entrega agendada.
     
  6. Quais as formas de pagamento que irá utilizar em sua loja
    Uma boa estratégia de vendas é oferecer diversas condições de pagamento aos seus clientes, como cartões de crédito, boleto e deposito, ou seja, diferentes opções de pagamento para os diversos perfis de consumidores, visando facilitar a venda de produtos e agregar credibilidade à loja virtual.
     
  7. Crie textos institucionais para sua loja
    É preciso conquistar a confiança dos consumidores, para isso é necessário que as lojas virtuais criem textos institucionais, como por exemplo, um texto explicativo apresentando a loja virtual informando visão e valores,  e outras informações fundamentais como endereço, garantia dos produtos, política de troca, política de privacidade, dúvidas ou uma central de ajuda.
     
  8. Cadastre os produtos definidos
    Após ter definido qual produto irá vender é preciso cadastra-los em sua loja. É importante listar as principais características e vantagens que ele proporciona aos seus consumidores, bem como sua forma de uso e funcionalidades. Expor detalhes como cor, tamanho, textura, modelos. As informações atualizadas e bem disponibilizadas ajudam o cliente a entender as funções do produto com clareza e realizar a compra com confiança.
     
  9. Segurança
    Ter um sistema seguro é essencial, com a função de criptografar dados das transações garantindo a segurança das lojas virtuais, é possível aplicar dois tipos de certificado de segurança nas lojas virtuais: o Certificado próprio, caso o lojista já possua um e o Certificado compartilhado, disponibilizado pelas próprias plataformas aos lojistas, sendo o UniversoCommerce uma delas.
     
  10.  Marketing Digital
    Qualquer empresa precisa desenvolver um trabalho de marketing digital, com o e-commerce não é diferente. Para ser conhecida por seu público e para atingir novos consumidores é preciso planejar, por isso, há três principais maneiras de divulgação que podem ser realizadas: SEO (Otimização para sites de busca), Links Patrocinados (Google, Yahoo, entre outros) e sites Comparadores de preço (Buscapé, Shopping Uol, entre outros).
     
  11.  Redes Sociais
    As redes sociais estão presentes em toda a sociedade, utilize-as a favor do seu negócio. São formas abrangentes que uma loja virtual pode fazer uso com o intuito de divulgar sua marca, seus produtos e suas promoções, atingindo um público diferenciado com mensagens rápidas e objetivas, por intermédio de mídias como o Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, entre outros. 
 
Após esse texto explicativo você está pronto para criar sua loja virtual. O sistema UniversoCommerce oferece todos os recursos e estrutura para montar uma loja virtual de sucesso. Não perca tempo e invista em seu negócio!