4 passos para criar uma revenda de hospedagem de sites

 
Se você está em busca de uma renda extra a internet pode ser uma ótima escolha. As possibilidades de empreender e criar novos negócios nesse universo não se limitam às vendas de produtos em sites ou páginas nas redes sociais.

Se você possui conhecimento em HTML e sabe bem o que termos como FTP e DNS significam, a revenda de hospedagem de sites é uma ótima alternativa para aumentar o lucro e profissionalizar sua atuação digital. Ainda tem mais, é tão fácil entrar nesse mercado que bastam apenas quatro passos para você criar e começar a gerir sua própria revenda. Despertou seu interesse?

Uma das principais vantagens desse tipo de negócio é que você pode utilizar uma estrutura já estabelecida, mas personalizá-la com seu nome. Outro benefício é que apesar de ser o responsável pelo atendimento e cobrança dos clientes, você conta com o suporte avançado da empresa contratada. Além disso, é possível criar contas independentes para seus clientes, garantindo segurança e privacidade.
 
Como criar uma revenda de hospedagem de sites?
 
Para tornar-se um revendedor, basta pesquisar sobre as empresas que oferecem esse tipo de serviço, definir o melhor plano, criar um pacote no WHM e gerenciar suas cobranças. Simples, não é ? Abaixo detalhamos como começar no mercado de revenda de hospedagem de site.
 
1. Escolha a empresa de hospedagem
 
Dois dos principais elementos que devem ser considerados nesta decisão são a segurança e a disponibilidade do servidor. Como em alguns sites pode haver troca de informações como dados pessoais e bancários, pesquise o histórico e a reputação da empresa de hospedagem no mercado. Preste atenção se o certificado SSL é oferecido para o melhor controle dos dados que trafegam nas suas páginas e a possibilidade de instalar o certificado facilmente para os seus clientes.
 
Outro ponto importante é verificar o uptime, tempo em que o servidor ficará disponível. Para ser considerado um bom serviço, o ideal é que esse percentual esteja acima de 99%. Analise também a facilidade de migração entre os diferentes tipos de plano, caso você sinta a necessidade de agregar recursos.
 
2. Crie uma conta no WHM
 
O Web Host Manager, ou WHM, é o programa que permite o acesso ao cPanel/DirectAdmin, ou painel de controle. Com ele, além de poder vender serviços de hospedagem para outras pessoas, você tem a opção de criar e gerenciar vários paineis de controles para os seus clientes. Isso é importante, entre outras coisas, porque se um dos sites for pirateado ou atacado, as chances de que o hacker possa entrar nos outros são reduzidas. Ele ainda oferece ferramentas como:
 
  • capacidade de configurar os pedidos de suporte de seus próprios clientes via Directadmin;
  • permissão para verificar as informações e o status do servidor;
  • capacidade de desenvolver sua própria página padrão quando uma nova conta é criada;
  • capacidade de alterar os nomes de seus clientes e nomes de usuários.

3. Configure um pacote no WHM
 
Os pacotes são elementos essenciais da administração dos recursos da sua revenda de hospedagem. Com eles, é possível criar planos de hospedagem, estipulando cotas pré-definidas de espaço em disco e banda (tráfego mensal), entre outras configurações. Assim você pode oferecer diversos planos diferentes, com valores diferentes, para os seus clientes.
 
4. Gerencie suas cobranças
 
Uma das partes mais complicadas para quem trabalha com criação é a gestão das finanças. Como revendedor, você será o responsável pelas cobranças e pela saúde financeira do seu negócio. Mas há formas de tornar essa missão mais simples e intuitiva.
 
WHMCS ou BoxBilling, são sistemas para automatizar tarefas, simplificando a gestão de clientes, a administração do negócio e a prestação de suporte. A geração de relatórios, a gestão de tickets e o envio de cobrança são realizados de forma automática. Com isso, é possível poupar tempo e melhorar a relação com o cliente.
 
Vantagens de criar uma revenda de hospedagem
Agora que você já sabe como é fácil criar uma revenda de hospedagem de site, veja quais os principais benefícios que ela pode trazer para você:
 
  • não é necessário fazer um investimento alto, o que reduz os riscos do negócio;
  • possibilidade de criar a própria empresa de hospedagem, mas com suporte prestado pela empresa contratada;
  • negócio altamente escalável, você pode expandir facilmente seu plano de revenda;
  • flexibilidade para gerenciar os planos de hospedagem e independência para criar e modificar contas;
  • com o processo automatizado de cobrança não é preciso se preocupar com a gestão financeira do seu negócio;
  • possibilidade de criar um número ilimitado de websites utilizando sua própria marca.
     
Ficou interessado em entrar nesse mercado? Então conheça nossos planos e comece agora sua revenda de hospedagem de sites.