Descubra o que cada rede social tem a oferecer para seu e-commerce

 

 

Se sua loja virtual está fora das mídias sociais ela, simplesmente, está fora do mercado. Parece taxativo demais, mas essa afirmação é completamente verdadeira, pois um negócio que não é acessível a seu público, torna-se inoperante.
Por isso, destacamos aqui o que cada rede social pode oferecer ao seu e-commerce. Depois de saber como montar sua estratégia de social, você deve estudar cada canal com mais profundidade para descobrir todos os recursos que ele pode oferecer. Vamos listar as principais redes sociais usadas para negócios, com suas características e recursos disponibilizados, veja:
 
Facebook:
Independente do segmento da sua empresa atua, ter uma fanpage no Facebook é algo que precisa ser levado em consideração, dado o número de usuários que utiliza a rede todos os dias (a cada 10 brasileiros, 8 tem um perfil).
Além dos diferentes tipos de anúncios como promoções, fotos dos produtos, cupom de desconto a rede de Mark Zuckerberg oferece diversas métricas para que as empresas possam conhecer melhor seu público e aumentar engajamento e conversão, como os botões de “realizar uma ação”, avaliações de usuários que se tornam estrelas para a empresa, check-in, além da possibilidade de criar abas específicas para eventos, news, promoções, dentre outros.
A comunicação aqui pode ser mais leve, incluindo o uso de gifs e meme, lembrando sempre, do seu público-alvo.
 
Instagram:
Recentemente adquirido pelo Facebook, o Instagram evoluiu muito nos últimos meses para atender melhor empresas que buscam presença na rede. Além das hashtags, que podem ajudar com que seu negócio seja encontrado por novos consumidores, a rede também liberou o cadastro de múltiplas contas que ajudam quem tem e/ou cuida do gerenciamento de mais de uma empresa.
Pequenas e médias marcas do mercado de moda, cosméticos e fitness vem usando a rede e potencializando as vendas, que são concluídas através de direct message ou redirecionadas para WhatsApp. Agora também já é possível criar anúncios pelo Facebook para engajamento e cliques no site. Alguns especialistas sugerem que em breve a rede libere links clicáveis dentro de cada post e quem sabe até um botão de comprar.
 
Twitter:
Além de fazerem amigos e falarem sobre o que estão fazendo, as pessoas estão no Twitter para discutir sobre os mais diversos assuntos. As hashtags e os Moments (novo recurso lançado pela rede) são recursos que ajudam muitas marcas a entenderem quais temas mais falados e como podem fazer parte de determinada discussão. Além do RT (Retweet – semelhante ao compartilhar do Facebook), Curtir e Reply (comentar), os usuários também podem interagir com a marca via DM (Direct Message).
 
Periscope:
É uma das redes sociais mais novas a ser lançado e rapidamente se tornou o queridinho dos usuários de Iphone e Android. Pra quem não conhece, o Periscope permite transmissões ao vivo via WI-Fi e 3G para compartilhar qualquer tipo de conteúdo com seus seguidores. Além de permitir com que você veja transmissões de todo o mundo, a rede também está integrada com o twitter, possibilitando com que o usuário siga no Periscope os mesmos amigos que possui no twitter, além de postar na sua timeline quando um novo streaming começa.
Algumas marcas usam bastante a rede para o “how to”, ou seja, ensinar como usar seus produtos e serviços no dia a dia.
 
Snapchat:
Considerada a rede mais utilizada por jovens entre 18 a 24 anos, o Snapchat é um dos grandes concorrentes do Periscope. Além de permitir o compartilhamento de vídeos ao vivo por 10 segundos, a rede também oferece a opção de fotos nas quais é possível adicionar legenda, emoticons e frases pré-programadas. O diferencial está que as mensagem se “auto destroem” podendo ser vistas entre 3 e 10 segundos (quando enviadas por mensagem direta) ou até 24h (quando postadas na ‘história’ do usuário). Assim como o Periscope, algumas marcas usam o aplicativo para o “how to” e também aproveitam blogueiras e celebridades para ajudar na divulgação dos seus produtos e serviços.
 
Youtube:
A rede apresentou um crescimento exponencial nos últimos anos, através dos youtubers, pessoas que começaram a produzir conteúdo diretamente para a rede. Além de também poder trabalhar com vídeos que ensinam passo a passo do uso de produtos e serviços, muitas empresas vem usando o Youtube como plataforma de publicidade, seja através dos anúncios de vídeo ou através de patrocínio de algumas celebridades da rede que trabalham com temas diversos como humor, turismo, maquiagens, fitness, dentre outros.
 
Foursquare/Swarm:
O Foursquare se dividiu em mais um aplicativo, originando o Swarm. Essa segunda rede é mais voltada para check-ins e contato com amigos, já o foursquare ficou responsável pela “descoberta” de locais, recomendando ao usuário estabelecimentos mais votados e avaliados por outros clientes.
Essa rede deve ser bastante usada (e monitorada) por empresas com loja própria. Seja no mercado de moda, gastronomia ou serviços (como hóteis e turismo, por exemplo), é importante estar presente com um perfil atualizado, com fotos, horário de funcionamento, telefone e endereço. Uma boa dica para estimular seus clientes a participarem do aplicativo e melhorar sua nota, é oferecer descontos exclusivos para quem realizar avaliações e check-ins.
 
LinkedIn:
O LinkedIn é o lugar certo para apresentar sua empresa e dizer o que ela faz. Se o seu potencial consumidor quiser encontrar informações sobre seu negócio antes de comprar, ele obterá respostas completas? O LinkedIn pode ajudar.