Um possível consumidor navega por diversas páginas do seu e-commerce, faz uma seleção criteriosa dos produtos, escolhe o que mais agrada, mas, na hora de finalizar a compra, abandona o carrinho. Parece familiar? Pois saiba que, apesar de ser bastante recorrente, esse problema tem sim solução! Veja alguns dos motivos que levam a esses abandonos e aprenda como simplificar o processo de pagamento pode aumentar suas conversões.
Por que as pessoas abandonam o carrinho?
Existem vários motivos que fazem os consumidores desistirem da compra. Veja como alguns deles se relacionam com o processo de pagamento:
Falta de clareza nas informações
Informações como preço do frete e prazo de entrega devem estar disponíveis já no carrinho, pois são detalhes que fazem toda a diferença na decisão final do comprador. Outro elemento que, por incrível que pareça, muitas vezes falta é a simples opção de finalizar a compra. E todos esses fatores frustram o consumidor, levando-o a desistir do item no qual estava interessado.
Poucas opções de pagamento
A enorme variedade de opções de pagamento disponíveis hoje faz com que os clientes escolham os mais diversos meios para fechar negócios, especialmente ao comprar on-line. O problema se dá quando, infelizmente, diversos e-commerces oferecem apenas uma ou duas opções, que nem sempre são compatíveis com o que os clientes usam no dia a dia. E aí se tem, mais uma vez, motivo para desistência.
Checkout complicado demais
Complicar demais o checkout gera perda de vendas. Em vez de simplesmente processar o pagamento e encerrar a operação, o processo de pagamento presente em certas lojas tem passos demais. Seja por redirecionar o cliente a outro site (ausência do checkout transparente) ou por pedir uma quantidade desproporcional de informações.
E como facilitar o processo de pagamento?
Depois de identificar os problemas mais comuns, veja agora algumas soluções práticas para enfrentar cada um deles, aumentando suas conversões:
Simplifique informações e processos
Coloque as informações sobre frete e entrega em destaque no carrinho, para que o cliente as veja com facilidade e tome uma decisão consciente. Além disso, sempre ofereça a opção de finalizar a compra, em vez de empurrar o cliente a continuar comprando a todo custo.
Dê mais opções de pagamento
Escolha uma ferramenta de pagamento que lhe permita oferecer diversas opções aos seus clientes. Isso tranquilizará tanto eles, que poderão comprar em sua loja usando os mais diferentes meios, como até mesmo você, comerciante, que não vai mais perder vendas por disponibilizar poucas opções ao público.
Realmente, boa parte dos abandonos de carrinho têm a ver com erros no processo de pagamento. Assim, por seguir essas dicas práticas e simplificar o pagamento na sua loja, você com certeza verá um aumento nas vendas. Mais do que isso, os clientes terão mais motivos para recomendar o site a outros e também para voltar outras vezes!
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