O nome do domínio é o seu nome na Internet, a forma como as pessoas vão lhe encontrar e se lembrar de você ou de seu negócio. Se você possui uma empresa, tudo fica mais fácil: utilize o nome corporativo para estabelecer sua presença online. Mas em qualquer dos casos, seja em websites pessoais ou profissionais, a escolha do nome de domínio é fundamental e deve ser pensada muito antes da definição do site em si.
Um nome de domínio bem elaborado ajuda no posicionamento do site em mecanismos de buscas, diferencia-se dos demais, torna-se referência para os usuários frequentadores de seu site e é o primeiro passo para a construção de uma marca de sucesso na Internet. Algumas práticas para registrar um nome de domínio relevante. Muitas vezes, os empreendedores são tentados a utilizar nomes simpáticos mas que não agregam nenhum valor ao empreendimento além de exigir um grande investimento em divulgação até gerar uma memorização efetiva.
Por isso, pense com cuidado quando escolher seu nome de domínio. Ele não apenas leva as pessoas ao seu site, mas também se torna uma parte importante da sua marca e da identidade da sua empresa. E esteja preparado para ter mais de uma ideia para o nome. Pois existe uma grande chance de que o primeiro nome que escolher não esteja disponível porque outra pessoa já o utiliza.
Veja a seguir algumas regras simples que devem ser consideradas no momento da escolha de um domínio.
1. O DOMÍNIO DEVE SER ORIGINAL E NÃO UMA CÓPIA.
Você batizaria seu filho com o nome de “Bill Gates” só porque este é o nome de uma pessoa bem conhecida e bem sucedida? Com certeza não, mas muita gente procura plagiar domínios ou palavras já associados a outras empresas que tenham feito sucesso. Isso é um erro grosseiro porque a empresa que chegou primeiro provavelmente já é conhecida e qualquer divulgação de marca terá como principal conseqüência levar visitantes para a pioneira. Toda empresa precisa de uma identidade própria, com uma marca só dela e que seja segura para receber investimentos de divulgação. Investir para divulgar uma marca compartilhada é um enorme desperdício, portanto, escolha algo original que seja exclusivamente de sua empresa.
2. O DOMÍNIO DEVE SER CURTO E SIMPLES
Um domínio na Internet que tenha poucas letras facilita a memorização e diminui a possibilidade de erros de digitação. É o caso de: cade.com.br. Por outro lado, nem sempre uma palavra curta é simples. O domínio na Internet: schwart.com.br é curto mas não é nada simples.
3. O DOMÍNIO DEVE SER DE FÁCIL COMPREENSÃO
Grande parte da propaganda entra em nossa mente através dos ouvidos. Ouvimos o nome de um site no rádio, ao telefone, em uma conversa com amigos. Se o domínio for de difícil pronúncia, como vamos entendê-lo e gravá-lo em nossa memória? Não é o caso, por exemplo, do domínio danone.com.br que é fácil de pronunciar e entender. Para ser de fácil compreensão, um domínio na Internet não deve possuir excesso de consoantes e, se possível, possuir letras repetidas.
4. O DOMÍNIO DEVE SER FÁCIL DE VISUALIZAR E DIGITAR
Nem sempre o que se ouve é o que se escreve. É o caso de “english4all.com.br” que tem três problemas: palavras em língua estrangeira, uso de número misturado com letras e pronúncia diferente da escrita. Alguém que ouça esse domínio e tente digitá-lo no computador vai encontrar enormes dificuldades. Fuja desse tipo de domínio.
5. O DOMÍNIO DEVE ESTAR RELACIONADO AO PRODUTO
Isso é uma regra fundamental principalmente para pequenas e médias empresas que não terão recursos para investimentos agressivos em divulgação de marcas. Se o domínio tiver algum tipo de associação com o produto ou serviço que a sua empresa oferece, será muito mais fácil para o seu cliente se lembrar dele. Exemplo: você sabe o que é comercializado pelo site ingressofácil.com.br? Outra ótima razão para escolher domínios que contenham palavras associadas aos produtos é o fato de ajudarem o site a aparecer bem no rankeamento dos sites de busca. O que por si só, já é um altíssimo benefício.
6. JUNTE DUAS PALAVRAS
Combinações de palavras curtas geralmente funcionam bem. Por exemplo, você pode adicionar “cidade” ou “planeta” como uma primeira palavra para passar a idéia de que seu negócio possui uma grande quantidade de produtos ou serviços.
7. USE EXTENSÕES .com.br, .com ou .net
Atualmente há diversas alternativas de extensões que podem ser utilizadas, mas evite-as se for possível. As outras − como .us, .biz, .info, .tv − não são tão familiares para as pessoas. Se o seu negócio for segmentado especificamente para um país específico, vá em frente e use a extensão dele.