Foi-se o tempo em que ter um endereço na web era privilégio das grandes marcas e empresas. Hoje, inclusive um microempreendimento pode ter um site ou uma loja virtual. No entanto, estar disponível pode não ser o suficiente para que a página do seu negócio tenha um alto potencial de retorno. Além de dispor de estratégias de marketing e relacionamento com o cliente, os empresários precisam também monitorar a performance dos seus websites.
Ao acessar uma página qualquer na internet, o usuário deseja executar uma tarefa no menor tempo possível. Se o site apresentar carregamento muito lento, tempo de processamento ou de resposta muito longos, a experiência pode ser mais do que frustrante, decisiva para que o cliente não acesse o endereço nunca mais.
A baixa performance pode ter desdobramentos negativos para seu site e, consequentemente, para sua marca: diminuição do número de visitantes, má reputação entre os clientes, redução da taxa de conversão de leads, encolhimento da receita e, consequentemente, dos lucros. Uma experiência frustrante pode ser o suficiente para que o consumidor opte pelo website concorrente, de navegação mais ágil e processamento de informações mais veloz.
Alta velocidade
Alguns números mostram o tamanho da exigência dos usuários e consumidores quando o assunto é velocidade de carregamento das páginas e processamento das informações na internet: em uma das mais importantes conferências sobre internet do mundo, a Web 2.0 Summit, a então vice-presidente do Google Marissa Mayer afirmou que a megaempresa chegou a perder 20% da sua lucratividade e de seu tráfego devido a um aumento de apenas meio segundo no carregamento de suas páginas.
Para lojas virtuais, a performance ganha importância ainda maior – ela é decisiva para aumentar a receita e, consequentemente, a longevidade do negócio: a Amazon registrou um declínio de 1% nas suas vendas a cada 100 milissegundos de espera; e a consultoria norte-americana Akamai apurou que 75% dos clientes que passam por algum tipo de experiência ruim, como um link quebrado ou uma página de carregamento muito lento, abandonam o carrinho antes de concluir a compra.
Melhore a performance, aumente os lucros
As informações acima demonstram a importância de ter uma página com boa performance. E, para saber se o seu site apresenta boa velocidade de carregamento e processamento das informações e solicitações dos usuários, é necessário contar com o auxílio de uma ferramenta de monitoramento.
Por meio de uma solução de monitoramento, é possível identificar potenciais fatores de redução da performance do seu site. Ela avalia, entre outros aspectos, o tempo de carregamento da página e da resposta do servidor. Também permite conhecer as transações mais lentas e as solicitações que mais demoram para ser executadas.
Um site veloz tem maior potencial de competitividade, o que é fundamental se o objetivo é destacar sua marca num mercado altamente competitivo. Além disso, é crucial para conquistar boa reputação entre os consumidores digitais, cada vez mais exigentes.