Oito passos para fazer um plano de marketing

 

Para ter sucesso em uma estratégia de marketing, é preciso planejar. É fundamental para avaliar e aprimorar a performance, aumentando o retorno do investimento. Se preparando antes agir, você otimiza o tempo e aumenta chances de melhores resultados.

 

Conheça oito passos necessários para o seu plano de marketing:

 

1 – Analise bem a atual situação

Faça um diagnóstico real do seu negócio. O objetivo é identificar as ações que não resultaram em algo e as que deram certo. Descarte imediatamente tudo que não funcionou.
 

2 – Defina os objetivos

É preciso saber onde se quer chegar. Divida as metas em duas categorias. Objetivo geral e objetivo específico. O geral requer um olhar macro. Por exemplo, quando você quer aumentar as vendas ou fortalecer a percepção de valor sobre seus produtos ou serviços. Já os objetivos específicos se concentram em ações menores e diversificadas, como elevar o número de visitantes no site ou gerar leads.

 

3 – Adote o Benchmarking

O Benchmarking e o processo de avaliação da empresa em relação à concorrência, por meio do qual incorpora os melhores desempenhos de outras firmas e/ou aperfeiçoa os seus próprios métodos – Estude a concorrência, observe os pontos positivos e negativos das estratégias executadas e adapte para a realidade do seu negócio.

Escolha concorrentes de excelência, relacione os pontos que serão estudados, analise as métricas, compare ao seu negócio, identifique o que pode ser melhorado e aplique.

 

4 – Saiba quem é sua persona

Conhecer a fundo seu público-alvo e identificar a sua persona parecem a mesma coisa, mas não é. Na definição do seu público, as informações são mais superficiais e genéricas. Na criação de uma persona as informações comportamentais e de gosto são muito valorizadas. Identificando a persona, você abandona a comunicação em massa para aplicar o marketing one to one.

 

5 – Desenvolva uma estratégia de sucesso

Monte a estratégia a partir da análise atual do seu negócio. Adote o Inbound Marketing, mas pode conciliar com outras modalidades do marketing. Estabeleça um cronograma de ações, com informações sobre: as tarefas, quem deve realizar e a data limite para a execução.

 

6 – Acompanhe a execução de cada ação

Certifique-se de que as ações estão sendo executadas de forma prevista. Siga o cronograma e acompanhe cada etapa.


7 – Realize a mensuração de resultados

De nada adianta trabalhar sem medir os resultados. Avalie sua performance e maximize os resultados. Analise cuidadosamente os pontos positivos e negativos para aperfeiçoar as suas ações. Quanto mais rápido você perceber um equívoco, mais tempo terá para contornar a situação indesejada.

 

8 – Atualize sempre!

Revise o seu planejamento sempre com base na mensuração dos resultados. Mantenha-se conectado para perceber possíveis alterações no mercado que vão refletir no seu plano de marketing. Faça as adaptações necessárias ao momento. Uma estratégia precisa ser dinâmica. Não há pecado em mudar conforme o vento.