Como divulgar a sua loja sem gastar nada

 
Aprenda a inovar nas suas ações de comunicação, posicionar a marca e ganhar novos clientes, mesmo sem um alto investimento.
 
Um dos desafios das marcas é criar uma boa divulgação, investir em um relacionamento positivo com o cliente e, com isso, impulsionar as vendas. Mas, principalmente ao começar um novo negócio, o investimento em comunicação pode não ser muito alto. Afinal, em um novo empreendimento, os recursos financeiros são limitados e você não tem muita mão de obra disponível.
 
Então, como fazer para divulgar a sua loja virtual sem gastar nada? Confira essas dicas práticas que a gente preparou:
 
Faça as pessoas falarem bem do seu negócio.
 
O marketing boca a boca pode ser muito útil para uma empresa que está começando. O bom atendimento, a qualidade dos produtos e as facilidades que a empresa oferece devem se tornar um porta-voz da marca, estimulando o consumidor a fazer uma propaganda espontânea.
 
Encontre boas parcerias.
 
O contato com parceiros –  seja um fornecedor, influenciadores, um espaço ou outro e-commerce –  ajuda você a ampliar a divulgação da loja, encontrar novos clientes e colocar a marca em destaque para diferentes públicos. Além disso, você economiza com alguns produtos ou serviços, dependendo da parceria.
 
Aposte em boas histórias.
 
O consumidor está cada vez mais exigente, buscando algum tipo de troca valiosa com a marca –  e não apenas descontos e promoções. Invista em uma comunicação que aproxime a sua loja da vida do cliente, ofereça conteúdo de qualidade em um blog, conte boas histórias a respeito do seu negócio e aposte na emoção, nos interesses e naquilo que realmente motiva seu público.
 
Divulgue sua identidade visual.
 
O símbolo ou logotipo da sua marca deve ser lembrado. Para isso, você precisa investir na memória visual das pessoas e espalhar a identidade da sua marca por aí: mantenha seu logo sempre visível nos canais da loja, embalagens e materiais que possam cair nas mãos de um cliente em potencial.
 
Invista em ações diferenciadas.
 
Pense em quais estratégias podem surpreender o seu cliente e tente aplicá-las ao seu negócio. Cupons de desconto nas entregas, brindes e cortesias para os clientes, bilhetes com um tom pessoal ou facilidades para quem se cadastrar na newsletter são algumas opções.
 
Faça parte do dia a dia do cliente.
 
Para melhorar a imagem da sua marca e, consequentemente, fazê-la crescer, você precisa mostrar que os seus produtos ou serviços são importantes na rotina das pessoas. Deixe claro quais são as ações, materiais e atitudes da marca que influenciam a vida do seu cliente –   uma iniciativa sustentável com a matéria prima de um e-commerce de bijoux e acessórios, por exemplo, chama a atenção e valoriza o que você vende.
 
Melhore a presença digital.
 
As redes sociais ajudam (e muito!) o crescimento das marcas. Com uma linguagem adequada, um design bonito e o bom uso de cada um dos canais, você consegue conversar com mais pessoas, valorizar seus produtos e estar próximo do seu consumidor em diferentes momentos. Mas nada de replicar conteúdo: cada plataforma tem seu próprio estilo, linguagem e público, e você deve descobrir quais combinam com a sua loja e como adaptar as informações.
 
Humanize a sua marca.
 
O consumidor precisa sentir que está conversando com alguém que entende seus problemas, pode tirar dúvidas e melhorar a experiência de compra. Ao fazer isso, você consegue melhorar a maneira como a marca é vista, trazer novas pessoas para a loja e aprender com o crescimento do seu empreendimento. Então, acabe com o atendimento robotizado e crie uma abordagem mais próxima do cliente e das etapas que ele passa dentro da sua loja.