Filtro de conteúdo

O filtro de conteúdo é uma poderosa ferramenta disponível em nosso E-mail Corporativo, com ele podemos manipular todas as mensagens que entram no servidor, podendo ser criado regras para copiar, monitorar, mover, acrescentar textos entre outras infinidades.

Vamos demonstrar como criar um filtro a nível de domínio para realizar copia oculta de todos os e-mails recebidos por um determinado usuário para outro, e uma forma de monitorar uma determinada caixa de e-mail.

Para criar um filtro a nível de domínio você precisa ter acesso ao Webmail com a função de Conta Administrativa habilitada em sua conta de e-mail, veja neste tutorial como funciona a conta administrativa e como habilitar: Conta Administrativa

Acessando o Webmail com sua conta administrativa clique na opção Configurações do Domínio em seguida Filtragem de Conteúdo e no botão Novo


Nas configurações do filtro insira o nome do filtro, neste exemplo será Monitoramento-Suporte e no campo Tipo de correspondência selecione a opção Qualquer regra tem de ser cumprida depois clique na opção Nova Regra em Regras.


Vamos criar uma regra para monitorar o campo "De:" de todas as mensagens, na imagem abaixo acesse o campo Tipo de Regra selecione a opção Endereço De: e no campo De endereços específicos você deve preencher com o e-mail que será monitorado, pode ser mais de um e-mail depois clique em Salvar.


Vamos adicionar outra regra desta vez para monitorar o campo "Para:" para isso clique novamente em Nova Regra


No campo Tipo de Regra selecione Endereço Para: e no campo De endereços específicos você deve preencher com o e-mail que será monitorado, pode ser mais de um e-mail depois clique em Salvar.


Pronto já criamos as regras de monitoramento, agora precisamos criar uma ação para quando as regras forem atendidas a ação seja executada, conforme a imagem abaixo clique na opção Nova Ação 


na imagem abaixo na opção Ação selecione a ação Copiar Mensagem e no campo Endereço de E-mail preencha com o e-mail que irá receber todas as copias do e-mail monitorado, depois em Salvar.
Importante: utilize sempre um e-mail do seu domínio para receber copia, se você utilizar um e-mail externo como Gmail por exemplo o servidor terá que fazer envio externo utilizando o seu limite de envio contratado, com isso você poderá ficar sem limite para enviar suas próprias mensagens caso o limite seja ultrapassado.


Na tela abaixo você tem o filtro com todas as regras e ações, agora clique em Salvar.


Pronto temos o filtro criado e salvo, na listagem abaixo você poderá editar ou criar novos filtros.