Como proteger apelido/grupo de e-mail no E-mail Corporativo

No E-mail Corporativo temos duas opções para proteger o recebimento de mensagens para os grupos de e-mail (Apelidos), segue uma breve explicação.

Essas configurações devem ser feitas via Webmail através de uma conta Administrativa do seu domínio, clique aqui para mais informações.

Ao criar ou editar um apelido/grupo podemos ter duas situações que podem ser atendidas pelo sistema de e-mail corporativo.

-- (Grupo Interno) este grupo troca mensagem somente entre usuários do domínio, caso um usuário externo envie uma mensagem para o grupo, o servidor retorna uma mensagem informando que o e-mail não existe.

Essa é a opção mais fácil de configurar porque já faz parte do sistema de e-mail. Para definir o grupo como Interno acesse a opção >> Configurações do Domínio >> Contas >> Apelidos >> edite o grupo/apelido e marque a opção (Apenas para uso interno) depois em Salvar.



-- (Grupo Externo) recebe mensagens de qualquer domínio sem a restrição (padrão), neste caso a opção (Apenas para uso interno) fica desativada para o apelido/grupo receber e-mail externo.
Para proteger este grupo e receber mensagens somente de e-mails e ou domínios cadastrados, devemos criar um filtro de conteúdo, este filtro deve ser criado a nível de domínio.

     
Como exemplo vamos utilizar o grupo ( equipetrabalhista@seudominio.com.br )
     
Para criar o filtro acesse a opção >> Configurações do Domínio >> Filtragem de Conteúdo >> clique em Novo e marque as opções:

Geral
Nome: Alias-Equipetrabalhista (Insira um nome para o filtro)
Selecionar: TODAS as condições devem ser cumpridas
Habilitar: Permitir wildcards na pesquisa ( * e ? )
 

Condições
Temos que criar duas ou três condições para atender o filtro.

Clique em Nova Condição, vamos criar as regras da filtragem.

1º) Regra
Na opção Tipo de Condição para incluir somente e-mails no filtro utilize em >> Endereço De:  a opção do campo >>  (De destinatário específicos)  ou a opção do campo (De um domínio específico) para incluir somente domínios.

Em Comparação selecione a opção >> Não Corresponde

No campo De endereços específicos (um por linha) insira os e-mails que você deseja receber e-mails no apelido/grupo.


Caso você precise receber de e-mails e domínios específicos você deve criar duas regras uma para (De destinatário específicos) e outra para (De um domínio específico)

2º) Regra
Clique em Nova Condição, vamos criar as regras da filtragem.

Em Tipo de Condição selecione >> Contém palavras ou frases específicas
Em Campo selecione >> Cabeçalho do e-mail
Em Comparação selecione >> Contém

(Importante) Em Cabeçalho do e-mail deve ser incluído as duas linhas seguindo o padrão abaixo.
(asterisco e depois o espaço) antes do nome do (alias).
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* equipetrabalhista@seudominio.com.br
<equipetrabalhista@seudominio.com.br>
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Ações
Clique em Nova Ação, vamos criar uma ação para os filtros que acabamos de criar, ela será acionada quando os filtros terem suas regras atendidas.
Neste exemplo vamos criar uma ação para Excluir as mensagens que não correspondem aos nossos filtros, não aconselhamos essa opção antes de realizar vários testes por isso inicialmente utilize a ação de Roteamento e redirecione os e-mails para outro e-mail a nível de testes.


Em Ação selecione a opção Excluir Mensagem e depois Salvar


Por último e mais importante, clique no botão SALVAR no topo do Filtro para gravar o filtro.


Obs: Este filtro vai excluir todas as mensagens, caso todos seus critérios sejam atendido.

Pronto o filtro já foi criado agora e só testar !!!