Quando um empresário opta por estar presente nas redes sociais, precisa estar ciente de que este é um trabalho contínuo e que demanda dedicação e atenção.
Pensando nisso, listamos abaixo 5 dicas rápidas para você não deixar a peteca cair. Confira:
Seja autoridade no assunto
Muitas empresas só se preocupam com clientes que sinalizam uma intenção de compra, mas poucas oferecem conteúdos diferenciados sobre o mercado de atuação para quem ainda não é cliente e talvez nem tenha necessidade de comprar algo. Mas por que isso é tão importante?
Fornecer uma comunicação exclusiva para seu público ajuda a criar autoridade para sua marca. Isso significa que se você tem uma loja de instrumentos musicais, pode criar comunicações para seu cliente ensinando-o como cuidar do seu instrumento, mostrar as novidades do mercado e falar sobre os benefícios da música para a saúde, por exemplo.
Tudo isso ajuda a aumentar a percepção da sua marca, fazendo com que seu público passe a enxergá-lo como a marca referência do segmento. Dessa forma, quando ele precisar de qualquer assunto relacionado ao seu mercado, sua marca será a primeira que ele irá pensar.
Personalize sua mensagem para cada canal
Cada rede social exige uma forma diferente de se comunicar. Snapchat e instagram, por exemplo, são redes sociais que permitem o uso de um tom mais divertido, imagens ou vídeos que mostrem um almoço dos funcionários ou uma brincadeira durante o expediente, por exemplo. Já redes como o LinkedIn, pedem um tom mais formal e textos um pouco maiores explicando mais o conteúdo postado.
Por isso, é preciso ter cuidado ao usar algumas integrações ou softwares de gerenciamento de perfis. Compartilhar o mesmo texto do Facebook direto no Twitter ou Instagram pode fazer com que seu conteúdo perca potencial a depender da rede escolhida.
Portanto, personalize a mensagem pra cada rede levando em consideração o público presente e as limitações e/ou recursos oferecidos.
Produzir, produzir e produzir!
Não adianta ter perfis em 7 redes sociais diferentes e deixá-las sem conteúdo ou não ter frequência. Organize sua equipe e desenhe a melhor estratégia para cada canal.
Uma prática que ajuda muito na hora de definir a quantidade de post é a análise da concorrência, faça pequenos testes para ver o engajamento dos seus usuários em cada post.
Se você está começando e ainda não tem um time dedicado, comece trabalhando com duas a três postagens por semana. Isso vai ajudar com que os clientes ao menos encontrem seu perfil e possam interagir com você.
Cuide do seu layout
Ter imagens no seu post pode aumentar em até 80% a quantidade de cliques. Por isso, opte sempre por colocar imagens com boa qualidade de resolução e se atente para o tamanho solicitado de cada canal.
Além de escolher uma imagem que tenha relação com seu post, você também precisa ter cuidado para não colocar muito texto. Afinal, se seu cliente acessa o conteúdo via dispositivos móveis, terá dificuldades pra enxergar o que tem escrito na imagem.
SAC
Ter um perfil em qualquer rede social, significa ter mais um canal de contato para seu cliente entrar em contato. Exatamente por isso, monitoramento é lei. Não só para acompanhar o que os usuários estão falando sobre você, mas também responder directs mensages ou inbox o mais rápido possivel.
O Facebook por exemplo, oferece a criação de mensagens personalizadas que são enviadas assim que o cliente entra em contato com sua fanpage. Esse recurso é bastante usado por páginas que possuem horário de funcionamento restrito ou quando os administradores não estão on-line o tempo todo para responder as mensagens.