Em um segmento cada vez mais concorrido, a descrição dos produtos pode ser determinante para que o consumidor opte por comprar do seu e-commerce em vez de correr para a concorrência (e, quem sabe, volte muito mais vezes à sua loja). Informações claras e objetivas sobre a mercadoria podem não só resultar em vendas, mas fazer com que os consumidores não se arrependam da compra no futuro, o que tende a gerar prejuízos para a empresa em termos de gastos com logística de devolução e reembolso.
Neste post, reunimos 5 dicas valiosas para otimizar sua loja virtual ao aprender a criar descrições de produtos verdadeiramente épicas para seu e-commerce. Curioso? Então confira!
Pensar no público-alvo
Afinal de contas, quem é seu público-alvo? Essa é a pergunta que você deve se fazer antes de redigir qualquer descrição. Assim conseguirá escolher a linguagem e as informações mais adequadas ao perfil de seus consumidores médios. Se seu site é voltado para um modelo de negócios B2B, por exemplo, quanto mais dados técnicos fornecer, melhor para conquistar credibilidade. No caso do B2C, destacar benefícios do produto para o dia a dia passa a ser mais importante que números e porcentagens. Não faz sentido?
Ser sucinto e objetivo
Se até o consumidor menos indeciso precisa optar entre X variantes (como frete, desconto, flexibilidade de pagamento e prazo de entrega) de uma enorme variedade de sites para comprar um produto, melhor facilitar sua vida. Até porque você não quer correr o risco de ver os clientes abandonando sua página ao se depararem com informações que em nada os ajudam nessa tarefa. Mas atenção: ser curto e objetivo não quer dizer ser superficial! É preciso elencar, de forma criativa, os principais atributos do produto e seu custo-benefício para o consumidor, sem se esquecer de colocar fotos e imagens em alta resolução e de diversos ângulos, para não deixar ambiguidades no ar.
Você pode saber mais sobre isso em nosso artigo A Importância da Experiência de Compra no E-Commerce: clicando aqui.
Evitar republicar descrições
Ao republicar descrições você não só corre o risco de ter o domínio ignorado pelo mecanismo de busca da Google (em função da infração intitulada como conteúdo duplicado) como pode deixar no vácuo aquele consumidor que está atrás de informações pontuais sobre determinado produto em vez de pura retórica publicitária. Tudo bem que redigir as descrições com uma pitada de criatividade, sem deixar de lado a objetividade, gasta mais tempo. Mas pode acreditar: o tempo gasto a mais é diretamente proporcional ao aumento em sua taxa de conversões!
Adicionar features
Encarregue sua equipe de designers e programadores a apresentarem aquele algo a mais na sua descrição. Aí pode entrar um infográfico ou mesmo uma feature interativa que melhore a experiência de compra e ajude o consumidor a ter uma percepção ainda mais positiva sobre seu produto. Em um e-commerce de moda, por exemplo, um modelo virtual que o usuário possa programar de acordo com suas próprias medidas é uma ótima alternativa para o consumidor com receio de que a peça possa não servir.
Oferecer canais de SAC
Também é preciso pensar no consumidor que demanda muito mais que informações e demos do produto antes de se decidir. Ao incluir um link para chat com a equipe de vendas ou deixar bem visível na descrição o telefone do SAC, você induz o consumidor a tirar dúvidas extras sobre prazo de entrega, pagamento, garantias da mercadoria, além de informações mais específicas que eventualmente tenham ficado de fora da descrição, mas que, no entanto, são essenciais para que os potenciais clientes mais rigorosos sigam para o checkout.
Bônus!
Lembre-se de que as descrições de produtos são, acima de tudo, conteúdo que precisa ser otimizado de acordo com as regras deSearch Engine Optimization (SEO) para se posicionarem bem nas páginas de resultados dos mecanismos de busca. Vale, portanto, padronizar os textos entre 150 e 250 palavras, além de destacar as palavras-chave em negrito, no início do parágrafo ou da frase, bem como usar long tail keywords, variações da palavra-chave principal que contribuem para o ranqueamento.